Como escolher a obra ideal para trabalhar com os pequenos ano que vem?
Literatura na infância
Edição N.º 23 - Dezembro de 2022
Qual era o seu livro favorito quando você era criança? Você tem alguma lembrança de obras que só te acompanharam durante a infância? Que sentimentos esses livros despertaram em você na época? E hoje, quais são os sentimentos que essas obras estimulam em você? Que tal parar um minutinho para refletir sobre essas perguntas, professor?
Quando falamos em literatura e a sua relação com a infância, abrimos um mar de possibilidades. Para nos ajudar a navegar neste mar, convidamos a pesquisadora e educadora Camila Castro, que já foi estrela do nosso Fala, Mestre! aqui na revista Fique Bem, para ser facilitadora do curso Literatura na Infância, na nossa plataforma de cursos online e gratuitos.
Camila é filha de professora e, desde sempre, valorizou muito a figura do professor. “A figura do professor, pra mim, sempre foi de um profissional que tinha que ser muito mais valorizado, mas muito mais valorizado do que ele é, né? Desde cedo isso. Eu entendo como uma figura de referência muito grande, não de autoridade, mas de referência. E também como essa pessoa que está lá pra gente, sabe?”, afirma ela.
Para a pesquisadora, construir esse curso voltado a professores não foi um desafio em questão de conteúdo, mas o foi em relação à gravação dos vídeos. “O processo de construção do curso foi muito simples e muito tranquilo, porque é um assunto que eu amo de paixão. Eu respiro isso e já tenho esse conteúdo elaborado e pensado e rediscutido e revisto. Isso desde o começo do ano passado, quando eu comecei a fazer uma série que também chama “Qual é o lugar da literatura na infância?”, e então foi muito tranquilo elaborar”, compartilha Camila.
“Mas eu me senti um pouco nervosa durante as gravações, porque eu gosto muito mais de falar com as pessoas, por mais que eu seja muito introvertida”, revela. “Falar para uma câmera é muito difícil. Professor é assim, né? O professor fala super bem para uma sala enorme. Aí, você coloca vários professores diante de uma câmera, e eles dão uma travada. Isso foi um desafio para mim”. Além de tudo, Camila tinha feito uma cirurgia dez dias antes das gravações e estava se recuperando.
Sobre o impacto que o curso pode causar, Camila foi categórica: “Eu espero que esse curso amplie o repertório das pessoas sobre literatura na infância. Também tenho o profundo desejo de que ele desperte o interesse das pessoas, dos educadores e das educadoras, sobre esse tema”.
“Foi uma super sacada esse modelo, de chegar o link pelo WhatsApp, deixar a aula disponível no YouTube… É uma troca mais centralizada, mas com mais alcance”, comenta ela. “Quero que uma professora possa olhar um livro que ela pegou e falar: ‘Será que esse livro é um livro adequado, é um bom livro? Será que eu gosto desse livro? Isso é como eu me sinto quando leio esse livro?’. Já é alguma coisa, ela não precisa ser uma especialista no assunto. Mas só de gerar essa dúvida e possibilitar que ela própria revisite suas memórias de leitura, sua relação com a literatura, e pensar, nem que seja por uma fração de segundo, se aquela escolha que ela fez foi a melhor escolha. Já vai ter valido muito a pena”, conclui.
>> Veja aqui todas as aulas do curso Literatura na Infância, com Camila Castro.